quinta-feira, 17 de junho de 2010

TRATAMENTO PARA ACNE





ACNE

A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Apesar disso a acne pode ocorrer na idade adulta.

Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento de secreção sebácea, associada ao estreitamento e obstrução da abertura dos folículos pilo-sebáceos, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a ploriferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.

A acne apresenta vários tipos de lesões de acordo com o grau da doença. Ela pode se apresentar tanto na face quanto no peito e nas costas, locais com maior concentração de folículos pilo-sebáceos.

Existem basicamente cinco tipos de ACNE:

·        Acne grau 1: aquela que predomina comedões (cravos), tanto os brancos quanto os pretos.
·        Acne grau 2: já apresenta as pápulas (bolinhas vermelhas) e pústulas (bolinhas amarelas de pus).
·        Acne grau 3: Quando existem nódulos inflamatórios, ou espinhas internas.
·        Acne grau 4: nódulos e abscessos que se comunicam formando verdadeiros canais que drenam pus e deixam cicatrizes
·        Acne grau 5: Quadro de acne grave com muita inflamação.

TRATAMENTOS DA ACNE

Apesar da acne ser um quadro auto-limitado, ou seja na grande maioria dos casos ela desaparece a partir dos 20 anos, ela deve ser tratada para evitar cicatrizes permanentes, e pelo impacto psicológico que ela causa na vida dos adolescentes.

O tratamento da acne visa controlar o excesso de oleosidade da pele, a formação de comedões , a população de bactérias presentes na pele, e a inflamação quando ela existir. Para isso a higienização com produtos específicos é fundamental.

LIMPEZA DE PELE

A técnica é utilizada para remover as impurezas da pele assim como comedões (cravos brancos e pretos), desobstruir os poros melhorando a oxigenação, eliminando o excesso de oleosidade, controlando e prevenindo a acne.

FOTOTERAPIA A LASER

É um tratamento que emprega duas fontes de luz para deposição de energia na pele, LED e laser vermelho. O LED tem forte ação bactericida produzindo a inativação da bactéria da acne por meio de um processo oxidativo. Já o laser vermelho tem ação antiinflamatória, além de acelerar a multiplicação celular, agindo favoravelmente na recuperação da pele acometida pela acne, diminuindo e evitando possíveis manchas.

Cicatrizes das Espinhas

A espinha ou a acne inflamatória (aquela em que há pontos vermelhos e amarelos), não deve ser espremida ou manipulada.

Isso favorece a entrada de bactérias presentes na superfície da pele, mais inflamação, e consequêntemente manchas e cicatrizes que podem ser permanentes.

A espinha pode levar alguns dias para cicatrizar, sendo que o uso de secativos pode ajudar na cicatrização.

TRATAMENTO PARA MANCHAS E CICATRIZES DE ACNE

PEELING DE DIAMANTE

 Esse peeling tem o objetivo de refazer a superfície da pele atravez de uma esfoliação física com uma caneta diamantada, promovendo uma renovação celular, diminuindo cicatrizes de acne, poros dilatados e manchas, controlando a oleosidade e a acne, tornando a pele mais uniforme.

CUIDADOS NO TRATAMENTO

As pessoa com acne devem tomar alguns cuidados que de alguma forma contribuem para a melhora deste problema.

Os principais cuidados são a higiene da pele, resistência aos maus hábitos, sol e alimentação. Cuidados com a higiene da pele são fundamentais. Neste caso, a pele deve receber sabonetes especiais, emulsões ou leite de limpeza específicos.

Resistir aos maus hábitos é também uma palavra de ordem. Assim espremer e cutucar espinhas são um verdadeiro flagelo para a pele. As suas mãos podem estar sujas e contaminar as espinhas agravando a inflamação e deixando marcas.

Com relação à alimentação, deve-se diminuir alimentos com muita gordura e açúcar, isto não significa que se deve abolir esse tipo de alimentação. Equilíbrio e moderação devem ser recomendados. O chocolate por exemplo pode ser consumido com moderação.

Outro fator agravante do problema é o stress. Para o tratamento dar resultado, antes você tem que estar livre do stress. O nervosismo, a ansiedade e desanimo não combinam com uma pele saudável.

O tratamento contra a acne varia de acordo com as características do paciente e do grau de intensidade da acne, podendo combatê-la e prevenir novas erupções.

A acne pode ser controlada, e quanto mais rápido você procurar um tratamento, mais fácil será.





Nenhum comentário:

Postar um comentário