quinta-feira, 17 de junho de 2010

CASPA



Caspa, também conhecida pelos nomes seborréia ou eczema, é uma afecção crônica que se manifesta em partes do corpo onde existe maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas ou a presença de um fungo, o Pityrosporum ovale.

Ela se manifesta sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam principalmente no couro cabeludo, sobrancelhas, barba, perto do nariz, atrás e dentro das orelhas, no peito, nas costas e nas dobras da pele (axilas, virilhas, e debaixo dos seios).

A caspa não é contagiosa. A caspa não é contagiosa, ocorre em ambos os sexos e tem períodos de melhoras e pioras.

Os sintomas são lesões avermelhadas com descamação e coceira que pode ser mais ou menos intensa. No couro cabeludo, essa descamação pode soltar-se e cair em pequenos fragmentos, dando origem ao que popularmente se chama de caspa.

As causas da caspa não são conhecidas. Sabe-se que alterações hormonais, estresse, clima seco, frio e mudanças de temperatura agravam o quadro.

ALTA FREQUÊNCIA NO TRATAMENTO DA CASPA

O uso do aparelho de Alta Freqüência na superfície da pele provoca formação de ozônio, e este por ser uma substancia instável se decompõe rapidamente em oxigênio molecular e em oxigênio atômico.

A ação desinfetante do ozônio reside na grande agressividade do oxigênio atômico nascente, liberado durante a decomposição do ozônio.

O ozônio é muito conhecido por suas propriedades bactericidas. Como efeitos fisiológicos da corrente de alta freqüência podemos citar: efeito térmico, vaso dilatação, aumento da oxigenação celular.

OS EFEITOS TERAPEUTICOS SÃO:

·        Bactericida e anti-séptico (o ozônio formado possui ação muito oxidante, bactericida, germicida e anti-séptico em geral).
·        Melhora no trofismo dérmico (muitas vezes o trofismo da pele está prejudicado por ação das bactérias).
·        Antiinflamatório (aumento do fluxo sanguíneo aumenta a presença de elementos de defesa).

O eletrodo em forma de pente tem como objetivo fazer a desinfecção do couro cabeludo e tratar afecções nos cabelos (ate mesmo presença de piolhos). A aplicação tem duração máxima de 15 minutos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário