quinta-feira, 17 de junho de 2010

PRÉ E PÓS- OPERATÓRIO DE CIRURGIA PLÁSTICA



O sucesso de uma cirurgia plástica vai depender muito dos cuidados antes e após a operação.


Os procedimentos pós-operatórios são muito importantes para a recuperação e para evitar seqüelas comprometedoras, como fibroses, aderências, edemas, cicatrizes hipertróficas, inflamação e dor.


Respeitando as orientações médicas alguns procedimentos realizados antes são importantes, por exemplo, de uma lipoaspiração.
Os procedimentos pré-operátorios para além de preparar a pele da(o) paciente, auxiliando na hidratação, minimiza as conseqüências pós-operatório, no que se refere ao edema, pois ajuda a mobilizar a gordura localizada, reduzindo a proporção do inchaço pós-operatorio.


Os tratamentos pós-operatórios darão continuidade no processo de eliminação de líquidos, e também contribuirá na redução dos edemas e dos roxos e, por conseqüência, auxiliará muito na diminuição da dor.


Ainda com base na formação de edema, um procedimento pós- operatório contribui positivamente, também, para que o resultado final da intervenção seja satisfatório, pois ninguém deseja ficar com deformidades e ondulações na região operada, após, por exemplo, de uma lipoaspiração.


TRATAMENTOS


Drenagem Linfática Manual (DLM)


A DLM é recomendada nos casos de pós-cirúrgicos desde os primeiros dias, sendo que se deve respeitar o tipo de cirurgia, área de descolamento de tecidos e a proporção de lesão dos tecidos linfáticos para que se possa realizar as manobras adequadamente. O início das aplicações de DLM deverá ser iniciada conforme orientação medica.


Vale lembrar que quanto antes se inicia o desbloqueio ganglionar e a manipulação dos tecidos linfáticos, ainda que distais, mais rápida será a recuperação do paciente. Dependerá da experiência e habilidade do esteticista a introdução precoce da DLM, para os casos de pós-cirúrgico imediatos.


A Drenagem Linfática é uma técnica em que são realizados movimentos com suavidade, baixa intensidade de pressão e ritmo constante, com o objetivo de tratar patologias diferentes, reabsorvendo edema, hematomas e removendo impurezas do corpo. É extremamente importante para um bom resultado da cirurgia plástica e também em procedimentos de medicina estética.


Ultra-som


De ação antiinflamatória e analgésica. normalmente introduz-se o uso do Ultra-som de 3 MHz, no modo pulsado, logo que aparecerem os primeiros sinais de fibroses (entre o 7o. e o 10o. dia). Por ação de cavitação em pulso, este equipamento pode auxiliar a eliminação das fibroses e aderências. Deve-se aplicar o Ultra-som antes das sessões de Drenagem Linfática Manual.


Microcorrentes


Tem a função de restabelecer a energia celular, favorecendo a recuperação dos tecidos operados. Porém, sugere-se utilizar esta técnica somente após o 7o dia do pós-operatório, devido à sensibilidade que a pele se encontra.


Endermologia


A técnica mais utilizada na atualidade é justamente a endermoterapia no pós-lipoaspiração.
O mecanismo de tração, de apalpar e rolar, é altamente efetivo para a melhora do tecido operado. Irregularidades e fibroses podem ser reduzidas e até eliminadas com o uso dessa técnica.


O inicio da endermoterapia normalmente inicia-se após o 21o dia pós-operatório, respeitando sempre a sensibilidade.


LASER de baixa-potência




Ainda pouco divulgados na área da estética, são os mais novos aliados na recuperação da pele, melhora da qualidade cicatricial e também de fibroses.
Normalmente os mais utilizados são os LASERS de diodo de 50 a 250MW, que são os que mais tem afinidade com as características superficiais da pele, e com as características da hemoglobina.








Para além de tudo esse procedimento pré e pós-operatório proporciona conforto e segurança emocional, uma vez que pode antecipar a recuperação do paciente, e remetendo de forma mais rápida à sua rotina.Estes tratamentos são de suma importância, e a continuidade destes também pois o ajudará a preservar os resultados da cirurgia por mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário