quinta-feira, 17 de junho de 2010

CLAREAMENTO DE MANCHAS




Nada pior do que ver o rosto com manchas, seja por acnes, melasmas, sol ou outras causas que provocam a aparição de manchas na face.

Os tratamentos de clareamento de manchas são mais aconselháveis no inverno, devido à ausência do sol forte, mas no verão também é possível eficácia nos resultados, mas com cuidados mais intensos em relação ao sol. As manchas geralmente são adquiridas pelo excesso de exposição à luz solar. Mas não é só o sol de praia ou piscina que pode causar esses danos, o sol aparentemente “discreto” do dia a dia também contribui para o aparecimento das manchas. Por isso, os cuidados com a pele devem ser diários e incluem filtro solar fator 20 no mínimo.

Tipos de manchas:

MELASMAS – São manchas castanhas que aparecem na região da face. Elas surgem de uma combinação entre uma predisposição genética da pessoa, exposição solar e podem estar relacionadas também com o uso de anticoncepcionais ou no período de gestação.

EFÉLIDES ou SARDAS – As sardas são pequenas manchas castanhas que podem aparecer isoladas ou em conjunto. Geralmente, surgem na infância e é mais comum em pessoas de pele, cabelo e olhos claros. Muitas pessoas acham as sardas bunitinhas, mas é preciso ter cuidado com elas, pois com o tempo podem escurecer.

MELANOSES SOLARES ou MANCHAS SENIL – São manchas de cor castanha, em tons claros e escuros, e de tamanho variável. Geralmente, elas aparecem a partir dos 40 anos, a causa principal é o fotoenvelhecimento da pele, causado pelo sol. O rosto e as mãos são as principais vitimas das melanoses, já que são áreas de grande exposição ao sol.

MANCHAS APÓS ACNE – Muito comum em adolescentes, e também podem surgir em adultos, que obtiveram acnes de grau 2 ou 3. A pele fica com pequenas manchinhas, geralmente aonde existiam a acne. Ela se intensifica principalmente em pessoas que não trataram corretamente as acnes e a exposição solar.

TRATAMENTOS

LASERTERAPIA: O tratamento com fototerapia aciona a circulação periférica ou seja, atua amplificando a energia do tecido e proporcionando um aspecto mais firme e jovem a pele. O laser age na quebra da célula da pigmentação, o que gera um aumento na capacidade de reflexão da luz. Ele tem a finalidade de recuperar a presença de água em todas as camadas do tecido, clareando a pele.
 Este tratamento com laser de baixa potencia consiste em no mínimo 10 sessões para se obter os resultados desejados, não arde e não escama.

Peeling de Diamante: O objetivo desse peeling é de refazer a superfície da pele, promove renovação celular devolve a elasticidade tornando a pele mais uniforme, clareando as manchas.  O peeling de diamante é realizado através de uma esfoliação física com uma caneta diamantada promovendo a dermoabrasão.

Peeling Químico: Esse peeling é um tratamento muito eficiente. É indicado para qualquer tipo de mancha, e por isso é um dos mais utilizados. Por meio de agentes químicos o peeling possibilita a formação de uma nova camada de pele saudável e lisa.
Nesse tratamento é utilizado um peeling químico com propriedades clareadoras da pele. Contem hexylresorcinol associado aos ácidos mandélico, Kójico e glicolico. Uma mistura sinérgica que promove a descamação das células mortas, enquanto age sobre os pigmentos cutâneos. Atua como agente indutor do processo esfoliativo e veicula ativos despigmentantes que promovem progressivo clareamento da pele. Os ácidos contidos neste peeling são de concentração baixa, causando uma leve escamação, podendo fazer suas atividades normais, os cuidados básicos são protetor solar e evitar sol forte e calor.

No tratamento de clareamento de manchas podemos utilizar varias técnicas, o ideal é fazer uma avaliação para ver qual o tratamento mais indicado para seu tipo de pele.

DICA: Use muito filtro solar ate nos dias nublados e, no verão, não frite na areia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário