quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Benefícios da Drenagem Linfática Manual



Técnica de massagem que auxilia nos tratamentos estéticos e traz muitos benefícios a saúde

É uma técnica de massagem especifica de terapia manual que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos, caracterizada por movimentos rítmicos, precisos, lentos e suaves, direcionados para regiões específicas do corpo humano, com o principal objetivo de favorecer a absorção de líquidos e macro moléculas que se encontram no espaço extra-vascular ou espaço intersticial.
 O sistema linfático é um sistema paralelo ao circulatório, constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido dos espaços intersticiais (entre os tecidos) que não retornou aos capilares sangüíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sangüínea.
Desta forma, o sistema linfático, ao mesmo tempo, drena o excesso de líquido e toxinas do organismo e promove a defesa do corpo contra infecções e doenças. 
Muitas pessoas pensam que a Drenagem Linfática é dolorida e que fica roxo que não é verdade, caso surjam hematomas significa que o estímulo foi muito agressivo e houve rompimento dos vasos e capilares linfáticos, é sinal de que a massagem esta sendo vigorosa, causando danos teciduais.

Drenagem linfática é um estímulo externo do trabalho natural da linfa, e só existe uma maneira de aplicá-la: com manobras precisas, lentas, leves e superficiais. Muitas pessoas confundem drenagem linfática com massagem clássica modeladora, essa sim é executada com maior pressão, para trabalhar os nódulos celulíticos e porções de gordura localizada.
É muito utilizada na estética, no combate a celulite e na redução de medidas, como também em pos operatório de cirurgia plástica e durante a gravidez.
Redução de medidas: a Drenagem Linfática não emagrece como muitos pensam, ela promove uma redução das medidas corporais através da diminuição da retenção hídrica, que a maioria das mulheres apresenta, principalmente no período pré-menstrual. Mulheres em menopausa, que fazem reposição hormonal, também podem apresentar-se inchadas, e desta forma, se beneficiar com sessões de drenagem.
  Celulite: a técnica se torna uma importante aliada no tratamento de redução de celulite, pois é gerada por um processo de retenção de líquidos que acarretam à má oxigenação dos tecidos, sem a devida nutrição ele endurece até formar os nódulos, a Drenagem Linfatica atua na eliminação do líquido acumulado nas regiões celulíticas , favorecendo o aumento da circulação local com conseqüente melhora das trocas metabólicas entre os tecidos e capilares, melhorando o aspecto da pele.

Pós Operatório: de suma importância, pois estimula o organismo a reagir eliminando os líquidos que causam o inchaço e os edemas e auxiliara muito na diminuição da dor. O resultado é uma recuperação muito mais rápida. É recomendada desde os primeiros dias após a cirurgia, sendo que se deve respeitar o tipo de cirurgia, área de descolamento de tecidos e a proporção de lesão dos tecidos linfáticos para que se possa realizar as manobras adequadamente. As sessões devemser iniciadas conforme orientação medica.

Gravidez: diminui cansaços e desconforto muscular que ocorrem durante a gestação, principalmente inchaços nas pernas, mas deve ser realizada por profissionais capacitados, pois existem contra-indicações e cuidados.

Poucos sabem, mas a Drenagem Linfática traz muitos benefícios a saúde também, dinamiza a defesa do corpo e sua ação antiinflamatória e promove relaxamento, diminuindo a ansiedade  e stresse.

·         Diminuição do estresse: através dos movimentos suaves, rítmicos e precisos: essas manipulações exercem um efeito relaxante e sedante nos músculos que se encontram tensos promovendo uma sensação de bem estar, diminui o estresse, depressão, insônia e provoca relaxamento.
  •  Melhora a resposta imune: com as manobras de drenagem, consegue-se estimular os capilares linfáticos e aumentar o fluxo de linfa e o seu volume cinco vezes mais, consequentemente a quantidade de linfa processada nos linfonodos será maior. Renova as células de defesa do nosso corpo, nos tornando mais resistentes a doenças.
  • Melhora a motricidade do intestino: drenagens realizadas no abdome no trajeto do intestino aumentam a motricidade intestinal, produzindo bom efeito sobre a evacuação.
  • Melhora a nutrição celular: o excesso de líquido que dificulta as trocas gasosas retorna a circulação sanguínea, necessitando de ser filtrado nos rins e eliminado pela urina, a sua eliminação favorece melhores condições de irrigação sanguínea e melhor nutrição dos tecidos. Por isso os pacientes que realizam drenagem linfática sentem muita vontade de urinar.
Procure sempre um profissional especializado principalmente para pós-operatório e durante a gravidez, pois é realizada com técnica apropriada e cuidados específicos para não ter complicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário