quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Benefícios da Drenagem Linfática Manual



Técnica de massagem que auxilia nos tratamentos estéticos e traz muitos benefícios a saúde

É uma técnica de massagem especifica de terapia manual que estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos, caracterizada por movimentos rítmicos, precisos, lentos e suaves, direcionados para regiões específicas do corpo humano, com o principal objetivo de favorecer a absorção de líquidos e macro moléculas que se encontram no espaço extra-vascular ou espaço intersticial.
 O sistema linfático é um sistema paralelo ao circulatório, constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido dos espaços intersticiais (entre os tecidos) que não retornou aos capilares sangüíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sangüínea.
Desta forma, o sistema linfático, ao mesmo tempo, drena o excesso de líquido e toxinas do organismo e promove a defesa do corpo contra infecções e doenças. 
Muitas pessoas pensam que a Drenagem Linfática é dolorida e que fica roxo que não é verdade, caso surjam hematomas significa que o estímulo foi muito agressivo e houve rompimento dos vasos e capilares linfáticos, é sinal de que a massagem esta sendo vigorosa, causando danos teciduais.

Drenagem linfática é um estímulo externo do trabalho natural da linfa, e só existe uma maneira de aplicá-la: com manobras precisas, lentas, leves e superficiais. Muitas pessoas confundem drenagem linfática com massagem clássica modeladora, essa sim é executada com maior pressão, para trabalhar os nódulos celulíticos e porções de gordura localizada.
É muito utilizada na estética, no combate a celulite e na redução de medidas, como também em pos operatório de cirurgia plástica e durante a gravidez.
Redução de medidas: a Drenagem Linfática não emagrece como muitos pensam, ela promove uma redução das medidas corporais através da diminuição da retenção hídrica, que a maioria das mulheres apresenta, principalmente no período pré-menstrual. Mulheres em menopausa, que fazem reposição hormonal, também podem apresentar-se inchadas, e desta forma, se beneficiar com sessões de drenagem.
  Celulite: a técnica se torna uma importante aliada no tratamento de redução de celulite, pois é gerada por um processo de retenção de líquidos que acarretam à má oxigenação dos tecidos, sem a devida nutrição ele endurece até formar os nódulos, a Drenagem Linfatica atua na eliminação do líquido acumulado nas regiões celulíticas , favorecendo o aumento da circulação local com conseqüente melhora das trocas metabólicas entre os tecidos e capilares, melhorando o aspecto da pele.

Pós Operatório: de suma importância, pois estimula o organismo a reagir eliminando os líquidos que causam o inchaço e os edemas e auxiliara muito na diminuição da dor. O resultado é uma recuperação muito mais rápida. É recomendada desde os primeiros dias após a cirurgia, sendo que se deve respeitar o tipo de cirurgia, área de descolamento de tecidos e a proporção de lesão dos tecidos linfáticos para que se possa realizar as manobras adequadamente. As sessões devemser iniciadas conforme orientação medica.

Gravidez: diminui cansaços e desconforto muscular que ocorrem durante a gestação, principalmente inchaços nas pernas, mas deve ser realizada por profissionais capacitados, pois existem contra-indicações e cuidados.

Poucos sabem, mas a Drenagem Linfática traz muitos benefícios a saúde também, dinamiza a defesa do corpo e sua ação antiinflamatória e promove relaxamento, diminuindo a ansiedade  e stresse.

·         Diminuição do estresse: através dos movimentos suaves, rítmicos e precisos: essas manipulações exercem um efeito relaxante e sedante nos músculos que se encontram tensos promovendo uma sensação de bem estar, diminui o estresse, depressão, insônia e provoca relaxamento.
  •  Melhora a resposta imune: com as manobras de drenagem, consegue-se estimular os capilares linfáticos e aumentar o fluxo de linfa e o seu volume cinco vezes mais, consequentemente a quantidade de linfa processada nos linfonodos será maior. Renova as células de defesa do nosso corpo, nos tornando mais resistentes a doenças.
  • Melhora a motricidade do intestino: drenagens realizadas no abdome no trajeto do intestino aumentam a motricidade intestinal, produzindo bom efeito sobre a evacuação.
  • Melhora a nutrição celular: o excesso de líquido que dificulta as trocas gasosas retorna a circulação sanguínea, necessitando de ser filtrado nos rins e eliminado pela urina, a sua eliminação favorece melhores condições de irrigação sanguínea e melhor nutrição dos tecidos. Por isso os pacientes que realizam drenagem linfática sentem muita vontade de urinar.
Procure sempre um profissional especializado principalmente para pós-operatório e durante a gravidez, pois é realizada com técnica apropriada e cuidados específicos para não ter complicações.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Maquiagem Definitiva sem dor

Não é necessário sofrer para quem deseja fazer uma maquiagem definitiva. Com técnica e produtos apropriados para a micropigmentação e laserterapia a implantação do pigmento na pele é praticamente indolor.

A maquiagem definitiva esta cada vez mais sendo procurada entre os tratamentos estéticos, alem da praticidade do dia a dia proporciona uma maior auto estima, tanto para valorizar ainda mais os traços naturais do rosto como para corrigir pequenas imperfeições, também é utilizada na complementação da cirurgia plástica, que permite desde a camuflagem de cicatrizes ate o redesenho do mamilo pós reconstrução de seio.

Muitas pessoas acabam não se submetendo a micropigmentação pelo medo de sentir muita dor no procedimento, por já ter feito tatuagem e doeu ou por alguém que já fez maquiagem definitiva e sentiu muita dor. Há uma visão errada, de que vai machucar a pele ou causar sangramento, o que não é verdade.

 Hoje no procedimento de micropigmentação já não é mais necessário sentir dor. A utilização de um aparelho de alta precisão, pomada anestésica especifica, técnica de aplicação do profissional e a novidade que muitas pessoas ainda não conhecem que é a laserterapia que diminui ate 80% do desconforto alem de não sangrar e evitar inflamação ainda ajuda a pele a não rejeitar o pigmento que foi implantado necessitando de pouco ou nenhum retoque após os 30 dias.

Geralmente as pessoas associam a maquiagem definitiva com à tatuagem, inicialmente a técnica era a mesma, mas atualmente o aparelho, as agulhas e os pigmentos foram desenvolvidos especificamente para a micropigmentação que fez a técnica evoluir mais, e as técnicas de aplicação são diferentes, na tatuagem o pigmento é aplicado mais profundamente o que agride bem mais a pele e causa a dor.

A micropigmentação alcança resultados naturais, pois utiliza técnicas mais suaves, é importante que a técnica seja realizada com delicadeza, o desenho deve ser natural, os pigmentos são mais claros com maior variedade de cores como os castanhos, e com maior densidade que os da tatuagem.

Como é feita a micropigmentação?

Antes de começar a micropigmentação é necessário preencher uma ficha de anamnese para verificar se a pessoa esta apta à eceber o procedimento  e para este procedimento alcançar tonalidades desejadas e evitar alterações de cores é feito uma analise do foto tipo cutâneo, levando em consideração que as pessoas são diferentes umas das outras. A escolha do tom certo e do pigmento de boa qualidade é fundamental para que a cor não sofra alteração drástica.

 É feito o desenho com lápis para que a cliente possa ver como ira ficar o resultado final, após a cliente concordar com o desenho é aplicado um anestésico topico especifico juntamente com a aplicação do laser que potencializa a ação do anestésico na pele após 30 minutos se inicia o procedimento.
Atravez de um aparelho chamado dermógrafo com agulha e ponteira descartável na sua extremidade, o pigmento é aplicado na primeira camada da pele, por isso não agride a derme, cada região da pele exige um tipo e uma quantidade de perfuração específicos. 

 Após é aplicado mais uma sessão de 20 minutos de laser onde já podemos notar efeitos imediatos na melhora da reparação da pele com isso a cliente pode voltar as suas atividades normalmente, pois praticamente não cria a crosta só deve se tomar cuidado para não pegar sol durante 5 dias.
Após trinta dias a cliente volta para avaliar o resultado e se necessário fazer algum retoque.

Apesar de ter o nome de maquiagem definitiva, ela necessita um retoque a cada 3 anos para que o trabalho tenha sempre o mesmo aspecto, isso dependera também dos cuidados após, como a utilização de cremes com acido, piscina e exposição ao sol.

Sobrancelhas Perfeitas
Uma das técnicas mais procuradas na micropigmentação é a maquiagem para as sobrancelhas, elas são a moldura do rosto,elas podem melhorar ou piorar o olhar. Com o tempo as sobrancelhas ficam mais ralas e com isto vai derrubando o olhar. No caso de sobrancelhas finas, ralas, curtas, caídas ou com qualquer tipo de falha, se pode fazer correções, usando-se tonalidades naturais e suaves, que tornam o resultado muito natural, há cerca de 15 anos não havia as opções de cores que temos hoje, como as variedades de castanho, além disso, era comum que se fizessem desenhos muito grossos e largos. Atualmente procura-se seguir o formato do rosto da cliente.


Além de dar um melhor aspecto à aparência, sobrancelhas com tracejado bem feito são fundamentais para o bom resultado de uma maquiagem por isso é muito importante procurar um bom profissional que utilize técnicas de design e tenha conhecimento em visagismo, as sobrancelhas devem ser traçadas e elaboradas sob medida de cada rosto para a melhor harmonia facial, pois uma sobrancelha bem delineada faz a diferença!


É muito comum ver sobrancelhas definitivas que ficaram azuis, verdes ou vermelhas depois de algum tempo, isso acontece, pelo fato de serem utilizadas tonalidades inadequadas ao tipo de pele, assim como pigmentos impróprios para este tipo de trabalho. Tempos atrás muitos usavam pigmento da cor preto para as sobrancelhas que quase sempre fica azul ou verde depois, hoje somente são utilizadas os tons de castanhos. É  possível corrigir, passando por um processo de camuflagem da cor antiga para um novo tom adequado para o tipo de pele, para isso o profissional deve ter técnicas de colorimetria para um bom resultado.


Também é muito importante ter alguns cuidados na hora de fazer uma micropigmentação, para não ter problemas depois e se arrepender, procure um profissional habilitado com curso especifico de micropigmentação, o local onde será feito deve ser um lugar calmo e tranqüilo, estar impecavelmente limpo e o profissional deve estar devidamente paramentado.


Certifique-se que a agulha esta lacrada e exija que ela seja aberta somente no momento da aplicação, não aceite agulhas que já tenham sido utilizadas, agulhas e ponteiras devem ser descartáveis, não podem ser reutilizadas para fazer o retoque pois podem estar com alguma bactéria ou oxidadas o que pode causar infecção no local ou contaminações.

Com isso tudo você pode fazer uma maquiagem definitiva sem se preocupar e sem desconforto na hora, e o resultado com certeza será satisfatório.

Rosto sem oleosidade e livre da acne

A Limpeza de Pele facial é o primeiro passo para manutenção e restabelecimento da beleza.




Com a chegada do verão muita gente sofre com a oleosidade, mas tem gente que sofre com ela o ano todo, quem tem pele oleosa ou mista tem grande dificuldade para combater o brilho excessivo durante todo o dia, estas são as principais características para o surgimento de acne e cravos.

A produção de sebo é uma resposta do organismo contra os danos da radiação solar, pois ele atua como fotoprotetor leve e além disso impede a evaporação de água da pele (que é mais intensa no verão), mantendo-a íntegra, saudável e hidratada . Todo mundo possui glândulas sebáceas sob a pele, mas o tamanho delas e a quantidade de sebo que elas produzem são determinadas geneticamente. As áreas do rosto que mais sofrem com a oleosidade são aquelas da chamada “Zona T”, que compreendem a testa, nariz e queixo, pois são as áreas onde há maior concentração das glândulas sebáceas.
 O brilho excessivo e o aumento da oleosidade cutânea causam tanto incômodo que muitas pessoas preferem deixar os cosméticos de lado durante o verão.

Mas é possível contornar este problema, com tratamentos específicos para pele oleosa, cosméticos adequados para este tipo de pele e alguns cuidados diários você pode aproveitar a época de calor e fazer as pazes com os cosméticos durante a estação do sol.

Os cuidados diários são muito importantes, como lavar bem o rosto com sabonete neutro ou especifico para a sua pele, o ideal é lavar duas vezes ao dia o rosto de manha e a noite.
Exagerar na limpeza pode causar o que chama-se de efeito rebote: as glândulas sebáceas passam a produzir mais gordura para repor aquela que foi removida. Porém se você ainda ficar incomodada com a oleosidade durante o dia , prefira remover a oleosidade com lenços de papel antibrilho.
Utilizar loção tonica adstringente logo após a limpeza, que controla a oleosidade e tonifica ao mesmo tempo, durante o dia usar protetor solar especifico para pele oleosa como os oil free ou pó compacto com filtro solar. A noite usar produtos que contem acido salicílico ou zinco na formula ajudam a controlar a oleosidade e prevenir a acne.
A limpeza de pele profunda é muito importante para remover cravos e espinhas e controlar a oleosidade,e evitando o surgimento de acne.
Os cravos, espinhas e os famosos miliuns (bolinhas de sebo sob a pele) são resultados de impurezas produzidas pelas glândulas sebáceas e que a derme não conseguiu expelir, é um procedimento simples, mas deve seguir as etapas indicadas para cada tipo de pele. Evita o aparecimento da acne, ressecamento e de oleosidade excessiva. Deve ser realizada no mínimo a cada 30 dias. Também é importante fazer revitalizações faciais com o objetivo de hidratação, o fato de a pele ser oleosa não significa, necessariamente, que o rosto esteja hidratado. Apesar de o excesso de sebo formar uma película protetora sobre a pele, a hidratação deve se estender às camadas mais profundas. Isso e possível com ativos que garantem certa quantidade de água dentro das células.

E se o problema alem da oleosidade for a acne precisa de cuidados e tratamentos específicos,
 apesar da acne ser um quadro auto-limitado, ou seja na grande maioria dos casos ela desaparece a partir dos 20 anos, ela deve ser tratada para evitar cicatrizes permanentes, e pelo impacto psicológico que ela causa na vida dos adolescentes.

O tratamento da acne visa controlar o excesso de oleosidade da pele, a formação de cravos, a população de bactérias presentes na pele, e a inflamação quando ela existir. A Fototerapia é um tratamento que emprega duas fontes de luz para deposição de energia na pele, LED e laser vermelho. O LED tem forte ação bactericida produzindo a inativação da bactéria da acne por meio de um processo oxidativo. Já o laser vermelho tem ação antiinflamatória, além de acelerar a multiplicação celular, agindo favoravelmente na recuperação da pele acometida pela acne, diminuindo e evitando possíveis manchas.


Tanto para a pele oleosa ou com acne existem tratamentos que melhoram e muito, com tratamentos como limpeza de pele, controle de oleosidade, ácidos e laser.
O cuidado com a pele é algo que devemos tornar um habito diário, assim como o banho. Nossa pele mostra o cuidado que temos com o nosso corpo, devemos ter em conta que atravez do nosso corpo que mostramos o que somos. A pele do rosto merece um tratamento especial, pois é mais vulnerável que as demais partes do corpo, por estar constantemente exposta com o frio, sol, vento, poluição, etc.